Conheça as diferenças entre Whey Isolado, Concentrado e Hidrolisado
- Marcos Rodrigo
- 10 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

Muito se fala sobre o consumo de suplementos alimentares ricos em proteína, popularmente conhecido como Whey Protein, mas você sabe a diferença entre eles e qual possivelmente irá se adequar ao seu objetivo?
As proteínas em geral são macromoléculas que participam ativamente dos processos celulares, são essenciais em qualquer dieta, tendo funções primordialmente relacionadas à musculatura.
Whey protein é a proteína extraída do soro de leite, atualmente, bastante difundida entre os praticantes de atividades físicas, sobretudo musculação. As empresas de suplementos esportivos, como Integralmedica, Vitafor, New Millen, Rakkau entre outras, apresentam um amplo mix de produtos com diferentes versões deste suplemento essencial para a prática de esportes.
Este tipo de suplemento é uma proteína de alta qualidade, fonte de aminoácidos como BCAA e Glutamina. Além de seu alto valor biológico, a proteína do soro de leite possui peptídeos bioativos, que atuam como agentes antimicrobianos, anti-hipertensivos e reguladores da função imune, assim como de fatores de crescimento. Por ser altamente digerível e de rápida absorção, estimula a síntese pelo sangue e tecidos, ideais para as situações de estresse metabólico, ou seja estimula o músculo as adaptações hipertróficas, mais conhecidas como ganho de massa magra.
Em relação a outros tipos de proteínas, o whey protein tem pouco colesterol e baixa quantidade de gordura e lactose, sendo uma boa opção proteica para todas as idades. Outra vantagem atribuída a essa proteína é o aumento da produção de glutationa, antioxidante que fortalece a imunidade, desativa as toxinas e os radicais livres degenerativos.
O whey protein pode se apresentar de três formas, a depender do grau de quebra das proteínas presentes:
Whey Protein Isolado: mais puro e com alta concentração proteica, 90% ou mais, além de pouca gordura e lactose. O processo de filtração da proteína isolada é mais rígido, eliminando colesterol, gorduras, lactose e hidratos de carbono, por isso os níveis de proteína acabam sendo maiores. A proteína do soro de leite isolada auxilia na definição e construção muscular, sendo considerada uma proteína completa.
Whey Protein Concentrado: conforme os níveis de proteína diminuem, os volumes de gordura e lactose, normalmente, aumentam. Pelo fato de seus processo de filtragem ser mínimo, conservam-se frações mais benéficas da proteína. Recomenda-se seu consumo para dietas de redução calórica com objetivo de ganho de massa muscular.
Whey Protein Hidrolisado: por um processo chamado hidrólise, as cadeias de proteína são quebradas em segmentos ainda menores, chamados peptídeos, garantindo maior velocidade de absorção. É proteína de alta qualidade com menor possibilidade de provocar reações alérgicas.
Conclui-se que o whey protein é um tipo de proteína completo e de alta qualidade, que possui aminoácidos fundamentais para nossa saúde. Em relação à dosagem e ao momento de consumo, consulte seu nutricionista para adaptar o uso da proteína à sua rotina de treinos e aos alimentos ingeridos no seu dia a dia.
Comentarios